sábado, 6 de setembro de 2008

A verdade dói


É interessante notar que o ser humano está tão acostumado às mentiras e ilusões semeadas pelo “pai da mentira”, que reage de forma negativa quando alguém resolve lhe mostrar a verdade.

Seja num grupo de oração, numa fraternidade, pastoral, movimento religioso e ate mesmo no meio familiar e social, a verdade sempre cai como uma bomba, causando mal-estar, constrangimento.

As pessoas estão acomodadas a uma realidade adaptada aos interesses pessoais, por meio de pequenas inverdades, fantasias, mascarando a realidade e quando alguém resolve por isso abaixo e trazer a luz da verdade, céus e terras estremecem! É desentendimento na certa, ou no mínimo um grande mal-estar!

Tenho percebido que muitas vezes nos pedem opinião, não porque realmente querem saber o que pensamos, mas que confirmemos aquilo que afirmam aquilo que acreditam; quando emitimos opinião diversa da esperada, lá vem atrito.

Sempre que dizemos a verdade, quebramos este mundinho particular de ilusões e mentiras onde tudo concorre para o interesse particular ou de um grupinho, com isto acabamos conquistando a raiva destes, somos mal-vistos, julgados e condenados, somos “fuzilados com os olhos”.

Entre pessoas de meu convívio, familiar, social e religioso, existe uma aversão a verdade, a realidade; por mais que alguém tenha a consciência de que esta agindo ou pensando de forma errada, não suporta admitir o erro e muito menos que lhe digam que esta errado!

Lembro-me de que no meu primeiro emprego havia um rapaz muito bacana, mas infelizmente tinha um grande defeito; não admitia ser contrariado, nunca assumia seus erros. Aliás, ele chegou a dizer que morreria sem reconhecer que errou, nunca admitiria que esteve errado.

O que percebi disso tudo, é que as pessoas são orgulhosas demais para assumir seus erros, para encarar a verdade. Por orgulho criam mentiras e ilusões, contam vantagens, optando por viver ruma vida de ilusões, uma vida adaptada aos seus interesses.


Vivemos num mundo de orgulhosos e mentirosos, que não suportam a verdade, não admitem ser contrariados, por isto a verdade os incomoda. A verdade destrói este mundo de ilusões e mentiras. Ela os desnuda, desmascara, denuncia e isto lhes causa vergonha. A vergonha por sua vez traz dor, e ninguém gosta de sentir dor, daí a razão para tanto medo da verdade; este é o grande motivo para esta aversão, este medo da verdade: ela causa dor, ela dói!

Infelizmente sustentar mentira cria um circulo vicioso porque uma mentira sempre pede outra e isto se torna um hábito. È como um viciado que precisa a cada dia a cada momento de uma nova dose de droga, e o resultado é que vivemos em meio a uma sociedade dependente drogada pela mentira, pela hipocrisia pela fuga da realidade, onde todos tentam mascarar a verdade.

Nós, porém devemos seguir nosso caminho buscando sempre o caminho da verdade, para que esta mesma verdade que provém de Jesus cristo, a verdade por excelência, nos liberte. Devemos buscar a liberdade, trilhando o caminho da verdade, sendo profetas, denunciando as mentiras e hipocrisias, doa a quem doer.

Por: Théo Freire.

Nenhum comentário: